Com o nascimento do bebê, muitas responsabilidades surgem nesse meio-tempo, e nem todas as mães e os pais conseguem dar conta de tudo, e um desses assuntos é o sono do bebê.
Mesmo os bebês precisam de diferentes quantidades de sono
Nos primeiros três meses, os bebês dormem em média de 16 a 18 horas em 24 horas, distribuídas uniformemente por cerca de cinco fases do sono. Mas o mesmo se aplica ao sono: cada criança é diferente e os desvios da média são completamente normais.
Isso se aplica tanto à necessidade de sono do bebê quanto à duração do sono. Algumas crianças são verdadeiras “marmotas”, outras só podem ser adormecidas com grande esforço. Alguns dormem cedo, outros demoram um pouco mais – e outros ainda dormem a noite toda e então param repentinamente.

Para dormir bem, os bebês precisam de segurança e confiabilidade
Na primeira fase da vida em que a criança “encontra o seu caminho para o mundo”, ainda tem que desenvolver o seu ritmo entre ter fome e saciar, dormir e estar acordada.
Seu bebê precisa de contato físico próximo, especialmente nos primeiros três meses, para se sentir próximo e seguro e protegido. É preciso experiência para entender que seus sinais são compreendidos e que suas necessidades de alimentação e sono, mas também de entretenimento e atenção, são satisfeitas de forma confiável.
Ao dar a seu bebê uma sensação de proximidade e confiabilidade, você torna a hora de dormir um momento maravilhoso e intenso para você e seu filho.
Pensando nisso, hoje queremos trazer algumas dicas de como tornar o sono do bebê mais produtivo, de forma que você não saia prejudicada.
No início da vida do bebê, as mães e os pais costumam se dedicar ao extremo ao filho, o que não está errado, contudo lembre-se de que você também tem a sua rotina e as suas coisas para fazer. Nesse sentido, é necessário que você faça o sono do bebê tranquilo.
Muitos pais e mães tem dificuldades para colocar o seu bebê para dormir, e não tem nada de anormal nisso, visto que esse é um problema comum no dia a dia.
Os bebês ainda não conseguem se comunicar e por isso precisamos encontrar saídas para tornar o seu sono melhor. Vamos conferir então algumas dicas de como tornar essa noite boa para todos.
Não é legal fazer que o sono do bebê seja com a barriga cheia
Tente alimentar o seu filho com o intervalo de tempo legal em relação ao tempo em que ele dorme, pois isso vai fazer com que ele tenha uma noite de sono mais confortável. O peso dessa comida pode fazer com que o bebê tenha uma noite ruim.
Além disso, quando os bebês dormem com a barriga cheia eles correm o risco de regurgitar o leite, e logo após aspirar. Isso tudo pode acontecer no meio da noite, enquanto você está dormindo, ou seja, você não vai conseguir ajudá-lo e pode acontecer uma coisa bem pior que é ele ficar sufocado com esse leite que voltou da barriga.
Por esse motivo tem que evitar que ele durma logo após se alimentar, inclusive a importante escolher alimentos em que a digestão seja mais fácil, como sopas ou verduras cozidas.
Outro ponto que devemos lembrar a você, é que o arroto do bebê diminui esse risco da regurgitação enquanto ele dorme que citamos acima, então tente fazer com que o bebê mame com a sua cabeça é levada, e não totalmente deitado, que é o que muitas fazem.
Esse fator da comida é interessante debater, pois muitas pessoas antigas comentam sobre isso, mas nem todas acreditam por achar que é algo de pessoas velhas.
Estabeleça uma rotina para o sono do bebê
É comum ouvir que os bebês somente comem e dormem, e por isso é muito difícil estabelecer uma rotina para eles. Porém, analisando de outro lado, os bebês que possuem uma rotina estabelecida conseguem ter uma noite de sono produtiva.
Por exemplo, existem pais e mães que não permitem que o seu filho tenha um cochilo durante o dia só para dormir mais tempo à noite, isso é totalmente errado com a saúde bem-estar do seu bebê.
Os cochilos durante o dia devem ser controlados, pois eles conseguem manter o equilíbrio na saúde da criança.
Então, o que tem que acontecer não é uma proibição dos cochilos, e sim o monitoramento e fiscalização do tempo que ele dorme. isso faz parte de uma rotina que é estabelecida com o tempo, pois é assim tudo fica bem organizado e tanto você como o seu filho têm tempo para viver.
Claro que todos os bebês possuem o seu tempo, isto é, cada um tem um momento em que quer fazer algo, por exemplo comer, dormir ou até mesmo brincar, e se sair um pouco do planejamento não tem problema, o que não pode acontecer é não ter rotina nenhuma e esperar que o dia a dia do seu bebê seja tranquilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário