Blog – Boutique Baby

domingo, 9 de agosto de 2020

Como ser um bom pai – Tudo que você precisa saber

Todos nós sabemos que os pais são extremamente importantes para o desenvolvimento de uma criança. Mas como ser um bom pai? Quando você pode alegar com razão que deu o seu melhor na criação de seu filho?

Se você vai ter um filho ou filha, é normal que você tenha uma dúvida sobre a sua qualidade paternal, ou seja, você não tem certeza de como ser um bom pai, ou fará bem para a criança.

Essa sensação é extremamente comum entre os pais de primeira viagem, e queremos te dizer que isso é normal, além de trazer algumas dicas para que você pense sobre o seu futuro como pai.

O que um pai deve ser antes de tudo é realista em sua autoavaliação. As crianças não querem um alto astral para o pai – elas querem uma pessoa autêntica e amorosa que possa mostrar seus sentimentos, dar e receber amor. 

A paternidade começa quando o bebê ainda está nadando pacificamente na barriga da mamãe. Nesse momento, um homem pode e deve se preparar para como ser um bom pai.

 Na verdade, não existe nenhuma fórmula mágica que demonstre ou pelo menos ensine como ser um bom pai, pois sabemos que essa é a sua intenção. Sabemos que parece clichê, mas o que funciona é dar amor e ser uma pessoa presente no desenvolvimento da criança.

como_ser_um_bom_pai

De antemão, queremos te dizer que se puder, converse com pais que já estão com muito tempo sendo pais, isto é, aqueles que já possuem uma certa experiência com crianças. É importante entender que nós aprendemos com os erros e acertos dos outros, então troca experiência e adquira conhecimento com quem já entende um pouco do assunto.

No geral, a nossa recomendação é que você seja você mesmo, não invente uma outra pessoa somente para agradar os seus filhos, afinal, em algum momento você não vai mais conseguir fingir. Vamos conferir algumas dicas.

Como ser um bom pai? Priorize os seus filhos sempre

A partir do momento que nós temos um filho, toda a nossa vida muda de figura, pois agora nós temos outra pessoa que está sob a nossa responsabilidade, e precisamos defendê-la a todo custo.

Todos nós temos alguns interesses, comprar alguma coisa do nosso agrado ou até mesmo sair para um determinado lugar algumas vezes. Contudo, após ter uma criança, os holofotes devem ficar com ela pelo menos até ela se desenvolver e criar um pouco de mentalidade sobre a vida.

Perceba que uma criança não vai entender tudo que você quer, e você também precisa compreender isso, pois muitos pais reclamam que não podem sair ou gastar um dinheiro com algum interesse próprio porque tem que pagar algo para o filho, e com isso acaba ficando com raiva da criança, sendo que ela não tem culpa de nada.

A partir do momento que você entender que o seu filho será o centro das suas atenções, você vai começar a priorizar as necessidades dele e ele vai se sentir muito importante na sua vida.

Passe um tempo com os seus filhos, sempre que puder

Alguns pais não conseguem passar um tempo com seus filhos, muitas vezes por motivos de trabalho, e se for por isso é extremamente compreensível. Porém, se você possui um tempo para passar com seus filhos e prefere sair com amigos ou para fazer qualquer outra coisa, você não está no caminho certo.

É necessário destinar um tempo para tudo na sua vida, você tem o tempo do seu trabalho, tem um horário do seu lazer e tem um momento especial para passar com seus filhos. O máximo de tempo que você consegue passar com as suas crianças, é válido, pois elas precisam da sua presença e sentir que você gosta delas.

Entendemos que cada realidade diferente, tem os pais que são separados das mães e consequentemente moram em casas diferentes, e nessas situações vocês precisam conversar entre si e decidir como será a logística do tempo com as crianças.

Lembre-se que o diálogo consegue resolver a maioria dos problemas, então paciência e reserve um tempo para passar com os seus filhos.

No geral, é como falamos acima. Você precisa demonstrar para o seu filho ou filha que deseja estar com ele, e sempre que puder, ficar e dar atenção. Isso é primordial.

Ninguém é perfeito – nem mesmo bons pais

É certo que a lista é longa e dificilmente um pai pode atender a todos esses pontos. Ele não precisa, porque ninguém é perfeito e nenhuma criança quer um pai perfeito. 

Como ser um bom pai? O que faz um bom pai é que ele dá o seu melhor e dá ao filho o amor, mas também os limites de que ele precisa. No que diz respeito aos limites, menos é frequentemente mais, o amor dificilmente pode ser dado o suficiente, a menos que degenere em superproteção. 

Seja honesto com seu filho, mas também consigo mesmo, e seja aberto sobre os erros. 



from WordPress https://ift.tt/33JoC8A

Nenhum comentário:

Postar um comentário