Se você está prestes a ganhar um bebê, com certeza nós imaginamos que você esteja passando por aquele momento em que duvidamos da nossa própria capacidade de como ser uma boa mãe para a criança.
Pensando nisso, o nosso tema de hoje é como ser uma boa mãe, mas essa questão é muito subjetiva, e vai depender do quanto você está disposta a se doar para o seu filho.
A verdade é que não existe uma fórmula mágica de como ser uma boa mãe, e por isso, muitas mães de primeira viagem acabam tentando ser perfeitas e não constrói uma relação real com seus filhos.
O que você tem que ter em mente é que o amor, o carinho e a presença devem ser obrigatórios sempre.
Quando falamos em obrigatório não queremos dizer que deve ser um fardo para você, e sim que esses requisitos devem estar presentes no seu dia a dia com os seus filhos, para que entre vocês exista uma relação de respeito e amor mútuo.
Além disso, antes de ter o bebê você tem uma personalidade, obviamente todos nós temos defeitos, mas o importante é que você mantém a sua essência e não esconda do seu filho quem você é. Inclusive, na adolescência isso vai servir para que vocês sejam amigos, e não que eles tenham medo de você.

Mas como ser uma boa mãe?
A pergunta: “Como ser uma boa mãe? É fácil ser uma boa mãe?” Pode ser respondida simplesmente: Claro que não. Porque ser perfeito é uma reivindicação que ninguém pode cumprir.
Uma mãe provavelmente está certa do jeito que está. E isso inclui o fato de que a mãe às vezes é injusta, esquecida, de mau humor, que ela suborna os filhos, e bate as portas. Ou ainda “a mãe mais mesquinha do mundo”.
“Boa mãe não é aquela que se sacrifica pelos filhos e pela família. Mas aquela que vive em harmonia com as próprias necessidades e as do filho”. “Uma mãe que encontrou esse equilíbrio na vida cotidiana é simplesmente mais feliz e, claro, isso é bom para os filhos também.
Se você nunca consegue desligar internamente, logo suas baterias vão se esgotar. Organize o tempo para você no dia a dia isso também implica em como ser uma boa mãe.
Não tente ser uma heroína, ou mártir
Essa dica pode destruir muitas mamães, afinal nós fomos ensinados a criar uma figura de heroína. Demonstrar para os nossos filhos que tivemos que nos sacrificar muito para tê-los é como dizer que queríamos outra vida, e não é isso que os nossos filhos gostam de ouvir.
Quando crianças, eles ainda não têm muita maturidade de entender como a vida funciona, então você será o primeiro exemplo de vida para eles, bem como o pai, se ele for presente.
Acontece que no geral, as mães gostam de dizer que precisavam passar por muitas coisas para ter esses filhos. Não tem nada de errado e mostrar para as crianças como ser uma pessoa lutadora e ir atrás dos seus objetivos, contudo isso é diferente de colocar tudo como um sacrifício.
Você deve deixar claro para o seu filho que ele foi uma benção, ou uma dádiva para sua vida, e não que você precisou passar por trancos e barrancos só para ter ele. O seu filho pode se sentir incomodado com a situação e achar que você não o queria, então evite ser um mártir e seja uma batalhadora.
Como ser uma boa mãe? Não se preocupe em ser perfeita
Vamos deixar uma coisa bem clara, aqui entre nós, não existe mãe perfeita. Você tem defeito sim, tem os seus momentos de raiva e descontrole, e não existe o problema nenhum em admitir que você não é perfeita, afinal ninguém é, então não carrega esse fardo com você.
Assuma para o seu filho como você é uma mãe real, possui defeitos, mas também faz de tudo para o bem estar dele, pois ele é a sua prioridade.
Contudo, isso costuma acarretar outro problema, que é transferir a sua vida completamente para o seu filho.
Lembre-se de que você tem uma vida, e isso existe além do seu filho, tente conciliar os dois ao mesmo tempo e mostrar a esta criança que todos cometem erros, o que vai diferenciar uns dos outros é o pedido de desculpas.
Demonstrar que você é uma mãe real só vai ajudar o seu filho, pois isso não vai criar amarras na cabeça dele de que todas as pessoas precisam ser perfeitas como você.
Ele precisa aprender em casa que todo mundo erra em algum momento da vida e que não existe possibilidade de alguém ser perfeita, mas você pode tentar ser uma pessoa agradável respeitosa com todas as outras.
from WordPress https://ift.tt/3itnkmz
Nenhum comentário:
Postar um comentário