Blog – Boutique Baby

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Mamãe de primeira viagem, o que você precisa saber?

Este conteúdo foi visto primeiro em: https://ift.tt/2Rr6A3N

Sem dúvida, o bebê, que estava na barriga da mãe há nove meses e ouvia os batimentos cardíacos, ficará mais à vontade com a mãe após o nascimento. Mas como será ser mamãe de primeira viagem e quais os cuidados que o bebê precisa ter?

E para que a mãe se sinta mais seguro, é preciso se preparar para esse tão esperado encontro com o bebê.

Cuidar do bebê após o nascimento

Novamente, não entre em pânico. Os primeiros dias após o parto serão na maternidade, onde as enfermeiras do berçário estarão ao seu lado para lhe ensinar as ações a adotar em relação ao seu filho. 

Algumas das perguntas mais comuns são como pegar o bebê nos braços, como amamentá-lo ou como cuidar dos cuidados com o cordão umbilical. 

Mas fique tranquilo, tudo isso pode ser aprendido e cada mãe já passou por esses momentos de dúvidas e constrangimentos, que vão se dissipar rapidamente pela força do hábito! 

mamãe_de_primeira_viagem

E acima de tudo, tenha em mente que seu contato e sua presença são elementos inatos e instintivos para ele, que irão acalmá-lo e tranquilizá-lo.

Uma vez em casa

Voltar para casa com seu bebê é um momento importante para os pais jovens. 

Encontrar-se sozinho e desistir costuma ser um sinal de apreensão. E por um bom motivo: queremos sempre fazer bem! Esta é uma etapa normal do processo de retorno, para a qual você desenvolverá rapidamente seus hábitos. 

É importante estabelecer uma rotina no seu dia-a-dia e pontuar a vida do bebê entre banhos, mamadeiras e cochilos, mesmo que às vezes sejam necessárias algumas semanas para ele se orientar. 

É importante envolver o futuro pai nestas tarefas do dia a dia, para que ele se envolva, e também ele passe a ter um contacto privilegiado com o seu filho, mas sobretudo para lhe dar tempo para descansar e para se cuidar, mesmo que apenas por algumas horas.

Durante a primeira semana em casa, a mamãe de primeira viagem deve pensar apenas em amamentar seu bebê.

O bebê se regula em seu apetite e chora quando está com fome. Isso certamente é verdade quando o colostro inicial já se transformou em leite maduro (15-20 dias após o parto), mas até então, buscar um ritmo será benéfico para o recém-nascido e para a mama. 

Se você pega seu bebê no peito a cada 2-3 horas e tenta prolongar o tempo entre as mamadas, não há dúvida de que isso facilitará a ingestão de maiores quantidades de leite porque os seios têm mais tempo para se encher. 

Ao mesmo tempo, um recém-nascido que se alimenta de quantidades cada vez maiores tende a assumir uma taxa de alimentação menor, deixando tempo para a mãe se recuperar (forças e sono).

O importante é que a mãe esteja profundamente convencida de que está amamentando; é isso que faz a diferença entre amamentar e não amamentar. 

Mamãe de primeira viagem como segurar corretamente um bebê recém-nascido?

A primeira coisa que a mamãe de primeira viagem você precisa prestar atenção – não tenha medo de tocar no bebê, quanto mais contato o recém-nascido tiver com a mãe, melhor para o seu desenvolvimento. Naturalmente, a confiança virá com a experiência, mas pelo menos tente se sintonizar, o que também é importante.

Quando você pegar o bebê nos braços, tente manter seus movimentos suaves e medidos, calmo, converse com o bebê, sorria para ele. Embora os bebês recém-nascidos ainda tenham visão e audição muito ruins, eles sentem o humor de sua mãe muito bem.

Mostre o seu amor pelo seu bebê através do toque, e é bem possível que o bebê já lhe dê o seu sorriso no hospital.

Procure pegar seu bebê com mais calma e carinho, converse com ele com carinho, chame-o pelo nome, sorria com mais frequência. Ao pegar no bebê, certifique-se de apoiar a cabeça dele, pois os músculos do pescoço do recém-nascido ainda não estão desenvolvidos.

Coloque uma das mãos sob o pescoço do bebê (a cabeça deve ficar na dobra do cotovelo) e a outra sob as nádegas. Use sua mão livre para apoiar as costas e as nádegas do bebê.

Como posicionar o recém-nascido corretamente?

Pode parecer fácil, mas, para a mamãe de primeira viagem tudo mostra ser complicado. Se precisar colocar o recém-nascido de volta no berço, pressione-o para mais perto de você e com ele desça até o berço o mais baixo possível. Coloque o bebê com cuidado no berço, mas não se apresse em tirar as mãos.

Cuidados com a pele e mucosas do bebê

A pele de um recém-nascido é delicada, facilmente vulnerável, suas propriedades protetoras ainda não estão suficientemente maduras. Portanto, a criança, principalmente nos primeiros dias de vida, precisa de cuidados adequados e limpeza em tudo que a rodeia. 

Todas as manhãs, o bebê recebe um banheiro matinal – lavando, cuidando dos olhos, nariz, orelhas, dobras naturais. É melhor fazê-lo antes da segunda alimentação, às 8h00. 

Os olhos são lavados do canto externo ao interno com um cotonete separado para cada olho. As aurículas são limpas com bolas de algodão. Nunca use cotonetes, pois você pode acidentalmente danificar o tímpano (em recém-nascidos, os canais auditivos são largos e curtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário