É normal que com a chegada do bebê surjam muitas dúvidas incluindo alimentação e higiene.
Se esse é o seu caso, estamos aqui para ajudar!
Primeiro temos que responder uma pergunta: Será que é mesmo importante esterilizar a mamadeira?
Essa é uma dúvida muito comum, e a resposta é que sim. A esterilização da mamadeira e dos acessórios do bebê, como a chupeta, é fundamental para que ele não tenha chances de desenvolver alguma doença, como infecções, vômitos, diarreias, etc, por falta da higienização correta.
O mais essencial é que você sempre faça essa etapa, por isso agora vamos te mostrar algumas opções.
Vamos lá?
Modos de esterilização
Há diversas maneiras de esterilizar mamadeiras, e por ser uma etapa muito importante e que você não pode deixar de fazer, separamos algumas formas de fazer esse procedimento.
Assim, você escolhe um deles, que for melhor no seu caso, e garantirá mais saúde e segurança para o seu bebê.
Antes de manusear a mamadeira ou itens assim, certifique-se sempre de estar com as mãos lavadas, pois desse modo irá evitar transmitir micróbios.
1) Esterilizador de micro-ondas
Essa é uma das opções mais conhecidas e procuradas, onde o equipamento custa em torno de aproximadamente 110-130 reais, no caso do da Philips Avent, mas tem de outras marcas também.
Ele funciona como uma câmara fechada, e usa vapor de água para limpar a mamadeira e os acessórios do bebê, e é como na imagem abaixo:

Esse produto da marca Philips Avent, é capaz de remover 99% de todos os micro-organismos, como germes e bactérias.
Além disso é muito simples de usar, basta adicionar a água e os itens a serem limpos dentro desse recipiente, tampar bem e esquentá-lo no micro-ondas por alguns minutos.
O tempo que precisará esquentar vai de acordo com a potência do seu micro-ondas, seguindo a tabela abaixo:
- 2 minutos: 1200-1800 W
- 4 minutos: 850-1100 W
- 6 minutos: 500-800 W
Com esse aquecimento, o vapor é liberado e os produtos que estiverem dentro do esterilizador serão higienizados. Em seguida você pode removê-los com uma pinça.
Se a mamadeira for mantida fechada, pode continuar esterilizada por até 24 horas depois do procedimento.
2) Com água quente
Essa forma dá um pouco mais de trabalho e o resultado pode ser um pouco inferior ao da maneira anterior, por exemplo.
Isso porque nessa forma, você não precisará ter nenhum gasto, apenas esquentar a água até ela ferver e então inserir a mamadeira por no mínimo 20 minutos.
É o modo mais econômico, porém você irá gastar um pouco mais de tempo e deve usar a mamadeira imediatamente após ela ser esterilizada, ou ela perderá o efeito.
É bom higienizar a mamadeira, chupeta, copos e qualquer coisa utilizada no dia a dia que tenha contato direto com a boca do bebê.
3) A frio
Nesse tipo de esterilização não é usada água quente ou vapor, mas sim produtos químicos que são dissolvidos em água fria e aplicados na mamadeira e outros produtos que se deseja limpar.
Esse procedimento é mais em conta também, pois você só precisará adquirir os produtos químicos. Mas em contrapartida, ele leva de 30-60 minutos para terminar a esterilização.
Porém, também é muito fácil de fazer, você só precisa lembrar de realizá-lo com antecedência, para tudo estar muito bem higienizado na hora de usar.
4) Mamadeira auto esterilizante
Para quem não tem o equipamento de esterilização, e nem quer gastar muito tempo fazendo ela a frio ou com água quente, adquirir uma mamadeira auto esterilizante pode ser uma opção muito boa e prática.
Isso porque com a mamadeira auto esterilizante, basta você adicionar água nela e depois levá-la ao micro-ondas por alguns minutos, que ela estará limpinha e pronta para uso!
A melhor parte é que essa mamadeira não é cara, e irá facilitar muito a esterilização.
Gostou de saber mais sobre as diversas formas esterilizar as mamadeiras e acessórios do seu bebê, e como elas são super fáceis de fazer?
Aqui no site Boutique Baby estamos sempre divulgando dicas, informações e conteúdos como esse que podem te ajudar muito, acompanhe nossas publicações e confira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário